domingo, 22 de agosto de 2010

Maior estátua católica do mundo

A imagem de Santa Rita de Cássia com 42 metros de altura, tem uma base de três metros e, em sua cabeça, um resplendor de oito metros, o que representa um total de 53 metros e uma cruz de dez metros na mão direita. É maior do que o Cristo Redentor e de que a Estátua da Liberdade. A imagem está situada na cidade de Santa Cruz que fica a pouco mais de 100 km de Natal no Rio Grande do Norte e fará parte do complexo Alto de Santa Rita, que oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A obra contou com um investimento de cerca de R$ 4 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais, e deve incrementar o turismo religioso na cidade.
O fundador da cidade era devoto de Santa Rita de Cássia e construiu a primeira capela em homenagem à santa em 1825. Desde então ela é padroeira da cidade. Anualmente, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, mais de 60 mil pessoas costumam visitar a cidade em peregrinação.

O principal responsável pelo projeto é o arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba Alexandre Azevedo; segundo ele, a estátua é baseada na imagem da Santa que se encontra na Paróquia de Santa Rita de Cássia. “Para a construção da imagem, foram feitos os moldes em tamanho natural que pesavam aproximadamente 200 kg cada um, medindo 1 metro quadrado, todos foram numerados e depois transportado até o local da estátua, onde forão fixados sobre uma estrutura de ferro e concreto, molde a molde”. O arquiteto projetou a estátua de Frei Damião em Guarabira (PB) e é filho de Armando Lacerda Marfden, escultor da estátua de Padre Cícero em Juazeiro (CE), de 27 metros de altura, inaugurada no ano de 1969.

Além de ser um marco religioso, o Alto de Santa Rita vai estimular a geração de emprego e renda na região. Abre-se também uma nova perspectiva para o turismo religioso no Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails